O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quinta-feira (25) o convênio para a construção do novo bloco do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), com investimento total de R$ 121,9 milhões. Deste valor, R$ 60 milhões serão destinados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), R$ 20 milhões pela Assembleia Legislativa do Paraná e R$ 20 milhões de emenda parlamentar. A contrapartida do hospital será de R$ 21,9 milhões.
A nova estrutura terá quase 20 mil metros quadrados de área construída, distribuídos em 16 pavimentos, e foi planejada para ampliar de forma significativa a capacidade de atendimento oncológico especializado. O projeto responde ao crescimento da demanda por cirurgias de alta complexidade, internações, terapias intensivas e transplantes de medula óssea.
“O Hospital do Câncer de Londrina já é referência para todo o Brasil, atende pessoas não só de Londrina e do Norte do Paraná, mas também pessoas de fora do Estado. É referência em alta complexidade, com muita inovação no tratamento oncológico", disse o governador. “Foram muitos estudos e projetos para chegar a esse valor de investimento, em um investimento conjunto entre Estado, Assembleia Legislativa e a bancada federal, com uma emenda do deputado Sandro Alex".
- Para ele, o novo complexo vai representar um salto no atendimento oncológico do Paraná, se somando a outros projetos, como a ampliação do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba, e a construção de diversas estruturas no Estado. “Além da estrutura, teremos equipamentos mais modernos, a oferta de transplante de medula óssea para a região Norte do Paraná e um atendimento de primeira para a população", disse.
“A união entre os poderes foi fundamental para levarmos a saúde para mais perto dos paranaenses, garantindo a construção e ampliação de diversos hospitais pelo Paraná, e agora garante o repasse de R$ 100 milhões para o Hospital do Câncer de Londrina, que é referência para a região Norte e para diversos municípios do Paraná”, destacou o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi.
A previsão é ampliar de 30% a 50% os atendimentos na unidade, que recebe cerca de 2 mil pacientes por dia. “A demanda do hospital cresce a cada ano, então a ampliação é muito necessária. Os pacientes já chegam aqui com o diagnóstico, então é nosso dever atendê-los”, explicou a diretora Executiva e Institucional do Hospital do Câncer de Londrina, Mara Fernandes. “Eu ouvi um sim do governador e da Assembleia e, graças a essa parceria, vamos salvar muitas vidas. Teremos transplante de medula para o Norte do Paraná, UTI, novas salas cirúrgicas com robótica, tudo feito com o que há de mais inovador em termos de tecnológicos, para atender os pacientes do SUS da melhor forma possível”, ressaltou ela.

Comentários: