Portal de Notícias Apucarana e região

Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
ECOPOWER ENERGIA SOLAR
ECOPOWER ENERGIA SOLAR

CIDADES

Saúde de Arapongas recebe mais de R$ 2 milhões do Governo do Paraná

Recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde

O Contraponto
Por O Contraponto
/ 3 acessos
Saúde de Arapongas recebe mais de R$ 2 milhões do Governo do Paraná
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
Imagens

A Saúde de Arapongas recebeu R$2.122.246,00 do Governo do Estado. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou na quinta-feira (25) o repasse de R$ 202,1 milhões para fortalecer o atendimento especializado do Sistema Único de Saúde (SUS) nos 399 municípios paranaenses. Os recursos foram transferidos em parcela única, de forma automática, diretamente do Fundo Estadual de Saúde para os Fundos Municipais de Saúde e estão programados para serem depositados já nesta sexta-feira (26).
Segundo o governo estadual, o investimento integra uma estratégia do Governo do Estado para ampliar o acesso da população a consultas, exames especializados e serviços de média complexidade ambulatorial, reduzindo gargalos no atendimento e acelerando diagnósticos e encaminhamentos em todas as regiões do Paraná.
Os recursos poderão ser utilizados para a realização de consultas especializadas, exames diagnósticos e pagamento de prestadores de serviços do SUS. A distribuição foi definida pelo critério per capita, com valor de R$ 17 por habitante, considerando a estimativa populacional de 2025 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todos os municípios serão contemplados, sem necessidade de adesão a programas ou convênios específicos. Os repasses foram estabelecidos pela Resolução nº 746/2026, em que consta o valor para cada localidade.
Ratinho Junior destacou que o investimento foi estruturado para auxiliar os municípios a ampliar a oferta de consultas, exames e atendimentos especializados, especialmente aqueles que enfrentam dificuldades para custear esses serviços. "É um anúncio de parceria e colaboração com os 399 municípios do Paraná. Estamos fazendo um investimento de mais de R$ 200 milhões na área da saúde para média complexidade, atendimentos, contratação de equipes e exames, fruto dessa necessidade de apoio aos municípios. Muitos, em especial os pequenos, têm sofrido com a diminuição do Fundo de Participação dos Municípios, que vem do governo federal, e esse investimento ajuda a dar suporte ao custeio da saúde”, detalhou.
Conforme Ratinho Junior, o critério de distribuição garante que todos os municípios sejam contemplados de forma proporcional à população. "É uma divisão per capita, não pela importância do prefeito ou pelo partido. Estamos colocando R$ 17 por habitante em cada município. Isso vai dar uma alavancada importante e colaborar neste momento de diminuição dos repasses”, comentou.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), os municípios deverão priorizar pacientes que aguardam procedimentos diagnósticos, especialmente os que necessitam de exames para confirmação de diagnóstico, avaliação pré-operatória ou encaminhamento para cirurgias eletivas. A medida busca agilizar o atendimento e reduzir filas em uma das áreas de maior demanda do sistema público de saúde.
O secretário estadual da Saúde, César Neves, frisou que o aporte amplia a capacidade de resposta dos municípios e fortalece a regionalização da assistência especializada. “Esse recurso sai do Fundo Estadual de Saúde e vai direto para os fundos municipais. Os prefeitos já vão poder dispor desse reforço. Vale lembrar que, até os anos 2000, o governo federal respondia por cerca de R$ 60 de cada R$ 100 investidos em média e alta complexidade. Hoje esse percentual caiu para R$ 38. Esse aporte do Estado ajuda a dar mais celeridade às filas, ampliando as consultas especializadas e reforçando a rede de atendimento”, relatou.

FORTALECIMENTO DA REDE
O repasse faz parte da política estadual de fortalecimento da média complexidade ambulatorial e pode ser executado pelos municípios diretamente na rede própria, por meio de prestadores contratados ou em parceria com consórcios intermunicipais de saúde. Os recursos não poderão ser utilizados para despesas administrativas, pagamento de pessoal ou investimentos em obras e equipamentos.
(Com informações da Agência Estadual de Notícias)
(Fotos: Jonathan Campos/AEN)

Comentários:
O Contraponto

Publicado por:

O Contraponto

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais
ARMAZÉM DO ALDÉRIO
ARMAZÉM DO ALDÉRIO

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!