Com a presença dos deputados estaduais Delegado Jacovós e Do Carmo, o prefeito Rodolfo Mota autorizou nesta quinta-feira (25/06) o início do Programa Apucarana 100% LED. A iniciativa é o maior programa de modernização da iluminação pública da história de Apucarana e permitirá ampliar de 48% para 100% a cobertura da cidade com tecnologia LED, garantindo mais eficiência energética, economia e segurança para a população.
A ordem de serviço para início imediato dos serviços foi assinada em ato na Praça Rui Barbosa. Na oportunidade, o prefeito falou que recentemente, Apucarana investiu equivocadamente na instalação de luminárias vapor metálico. “Foi um investimento significativo, na ordem de R$9 milhões, mas que não acompanhou a evolução tecnológica do setor e manteve o município atrás de outras cidades que já modernizaram seus sistemas de iluminação pública. Agora estamos corrigindo esse caminho, com planejamento e responsabilidade, implantando uma tecnologia mais eficiente, econômica e preparada para o futuro”, afirmou Rodolfo Mota.
O prefeito explicou que atualmente apenas 48% das vias públicas contam com iluminação em LED. Para alcançar a cobertura total, serão substituídas 9.120 luminárias convencionais, em um investimento de R$ 5,82 milhões, com recursos a fundo perdido do Programa Ilumina Paraná, da Secretaria de Estado das Cidades, além de contrapartida municipal de 5%. “Serão 830 ruas e avenidas que receberão uma iluminação mais moderna. A economia gerada pela eficiência do LED vai possibilitar novos investimentos em segurança, tecnologia e melhoria dos serviços públicos”, destacou.
Segundo Rodolfo Mota, a implantação da tecnologia LED também representa um importante avanço na segurança pública. “Existem estudos que mostram que uma iluminação pública adequada contribui para a redução da criminalidade. Hoje a legislação permite que esses recursos sejam utilizados também em inteligência, inovação e segurança pública. Então, além de iluminar melhor a cidade, vamos poder transformar essa economia em novos investimentos para Apucarana”, reforçou. O prefeito também agradeceu o apoio dos parlamentares na conquista dos recursos e ao governador Ratinho Júnior por garantir a inclusão de Apucarana no programa.
Já o deputado estadual Delegado Jacovós ressaltou os benefícios da modernização da iluminação pública e destacou a articulação para a liberação dos recursos junto ao Governo do Estado. “Eu e o deputado Do Carmo tivemos a oportunidade de acompanhar esse processo dentro da Assembleia Legislativa, especialmente na Comissão de Orçamento, ajudando na viabilização desse investimento para Apucarana. Esse recurso não chega a todos os municípios, e Apucarana foi contemplada pelo trabalho de planejamento e pela busca da administração municipal”, afirmou.
Ao destacar a união de esforços entre Prefeitura e representantes políticos para garantir quase R$ 6 milhões em recursos a fundo perdido, o deputado estadual Do Carmo também enalteceu o trabalho da equipe técnica do Município na elaboração dos projetos. “Muitos municípios recebem recursos, mas não conseguem avançar por falta de planejamento e estrutura técnica. Apucarana tem uma equipe preparada, que faz o dever de casa, e por isso os investimentos estão acontecendo”, disse.
A empresa responsável pela execução é a MS Iluminação e Engenharia Ltda., de Apucarana, que terá prazo de sete meses para concluir os serviços. De acordo com o Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), os trabalhos começam já nesta sexta-feira (26/06), pelo Núcleo Habitacional Sanches dos Santos, na região norte da cidade.
O diretor-presidente do Idepplan, engenheiro eletricista Nilton Fornaciari Júnior, explica que as novas luminárias foram especificadas pensando no futuro tecnológico do município. “Estamos implantando uma estrutura preparada para receber, futuramente, sistemas de telegestão e internet das coisas (IoT), que conecta objetos físicos à internet. Isso permitirá que a iluminação pública esteja conectada, possibilitando o monitoramento dos equipamentos e uma gestão ainda mais eficiente”, explicou.
Ele ressalta que a modernização também proporcionará economia aos cofres públicos. “A projeção é de que a substituição das luminárias gere uma economia anual de pelo menos 19% nos custos de manutenção e consumo da iluminação pública, equivalente a R$ 426 mil. Além disso, o LED proporciona maior durabilidade, melhor qualidade de luz e mais conforto visual para a população”, afirmou Fornaciari Júnior.
O diretor acrescentou que a licitação conduzida pelo Município também prevê a destinação ambientalmente correta das luminárias retiradas. “Para receber a última medição, a empresa contratada deverá apresentar documentação que comprove a destinação adequada desse material”, informou.
Presenças – Participaram da solenidade o vice-prefeito Marcos da Vila Reis, os vereadores Moisés Tavares e Luciano Facchiano e o representante da empresa contratada, Francisco Martins.

Comentários: